Kefir - o milagre da natureza?
Publicado em 2010-08-16
EXTRAIDO DO SITE NUTRICAO PORTUGAL (SAPO.PT)
Kefir é procurado pelas suas características benéficas para a saúde. Conhece todas as características deste probiótico? Os grãos de Kefir fermentam o leite tornando-o um alimento com caracteríscas probióticas e bioactivas.
Este probiótico tem origem nas montanhas do Cáucaso, onde foi descoberto e é feito há séculos. Os habitantes desta região bebem kefir diariamente como se fosse água, e chegam a atingir aproximadamente 110 anos de vida!
Kefir é um probiótico produzido através da fermentação do leite. Possui um aspecto semelhante ao iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior.
Tanto o iogurte como o kefir são produtos fermentados, feitos a partir do leite. Existem grupos de bactérias que não existem no iorgurte, como a Lactobacillus caucasus, Leuconostoc, e espécies de Acetobacter e Streptococcus. O kefir contém também leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que dominam, controlam e eliminam as leveduras patogénicas presentes no organismo.
O kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra ou ovelha, soja, coco ou arroz). Tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, gorduras e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran).
A bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de kefir ao leite e armazenar adequadamente. O líquido fermenta em aproximadamente 24 horas, a uma temperatura de 18-30ºC. Depois deste período, o leite deve ser coado e os grãos do kefir são adicionados a outro leite, fazendo assim de forma ciclica, por tempo indeterminado.
Tem consistência cremosa, com sabor agridoce e refrescante, e pode conter de 0.08 a 2% de álcool em sua composição.
Os benefícios do consumo de kefir são inúmeros, mas os principais são:
- sintetiza vitaminas do complexo B
- aumenta a resistência às infecções e a contém propriedades antimicrobianas.
- incrementa o valor biológico das proteínas do leite - As proteínas do kefir são parcialmente digeridas e, assim, mais facilmente utilizadas pelo organismo. O triptofano, um dos aminoácidos essenciais abundantes no kefir, é conhecido pelo efeito relaxante do sistema nervoso.
- sintetiza ácido láctico, o que diminui a intolerância a lactose e favorece a digestibilidade do leite mesmo para pessoas que sejam sensíveis ao leite de vaca
- activa o sistema imunológico- e já foi usado, com sucesso, para ajudar pessoas que sofrem de sida, síndroma de fadiga crónica, cancro e herpes (estudo feito em 2001 por Thoreux and Schmucker) .
- efeito tranquilizador do sistema nervoso beneficia muitas pessoas que sofrem de depressão, distúrbios do sono, entre outras.
- reestabelece e equilibra a flora intestinal- elimina dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumenta a população bacteriana benéfica e protectora. O Kefir tem a vantagem de moderar o pH do estômago q uando éconsumido.
- regulador da flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de obstipação quanto diarréia, reduz a flatulência e melhora de uma forma geral todo o sistema digestivo.
O efeito de "limpeza" que exerce em todo o corpo, ajuda a estabelecer o equilíbrio do ecossistema interno, permitindo uma óptima saúde e aumento da longevidade.
- diminui o risco de cancro , principalmente de cólon. Estudo realizado em 2003 por Güven indicou que o Kefir é mais eficaz em termos de antioxidante que a Vitamina E.
- diminui o “mau” colesterol - LDL
Estudos realizados em ratos no Japão revelam acção anti-cancerígena do kefir; o kefir foi administrado via oral e os resultados indicam diminuição do tamanho do tumor, induzindo a uma resposta auto imune nos ratos.
O Kefir poder ser misturado com fruta, ficando um lanche ou meio da manhã rico em vitaminas, minerais, bactérias benéficas e pobre em gordura.
Benefits of turmeric milk
Há 8 anos
0 comentários:
Postar um comentário